Como Escolher Uma Agência de SEO

Essa é a grande dúvida de muitas empresas que até hoje preferem gastar milhões de reais em links patrocinados do Google ao invés de investir em marketing de busca contratando uma agência de SEO.

Mas afinal, como devo escolher a empresa de SEO ideal que eu possa ter a certeza de que realmente terei bons resultados na busca do Google?

Realmente, contratar uma agência de otimização de sites não é uma tarefa simples, mas vamos dar algumas dicas valiosas para ajudar você na escolha das melhores agencias de criação de sites e otimização.

Mas por que é tão complicado escolher uma agência de SEO?


Agência de Otimização de Sites

O ponto principal que dificulta e muito a vida de uma empresa que procura uma agência de otimização de sites é que o cliente não faz ideia de como funciona o processo de SEO e otimização de sites.

Como o cliente vai pagar um valor altíssimo em um investimento em longo prazo na simples promessa que dentro de alguns meses o site desse cliente vai estar nas primeiras páginas do Google?

O cliente tem em mente que o processo de SEO é técnico e demanda conhecimentos em informática, programação e também em marketing digital.

Por isso é tão complicado para as agências de otimização de sites vender serviços de SEO.

Vamos às dicas para ajudar você a escolher a melhor agência de SEO do mercado!

Pesquise sobre agências de otimização de sites no Google

Acho que é até desnecessário lembrar isso né, sendo que acho que todo mundo que está procurando algum produto ou serviço recorre ao Google.

Mas é sempre bom. Mas você sabe realmente como fazer essa pesquisa no Google?

Esse é um ponto importantíssimo, pois muitas empresas de SEO investem em anúncios de links patrocinados para vender serviços de SEO.

Mas pensando bem, se a agência de SEO for já é especialista em SEO, por que ela está investindo com a busca patrocinada?

Como a empresa quer vender um trabalho de marketing de buscar orgânico se ao mesmo tempo ela está gastando com os links patrocinados do Google?

Não passa credibilidade nenhuma para essa empresa vender serviços de SEO via link patrocinado.

Agora, vamos imaginar o seguinte cenário. Você pesquisa no Google pelo termo agência de SEO ou agência de otimização de sites.

Quando você faz a pesquisa o primeiro resultado orgânico é justamente de uma empresa de SEO que vende serviços de SEO e otimização de sites.

Só o fato de essa empresa ser a primeira agência de SEO que aparece na busca já passa uma credibilidade enorme para quem está procurando serviços de SEO que realmente funcionam.

Veja o site das três primeiras empresas que aparecem na busca na hora da sua pesquisa.

Importante: Não confundam links patrocinados com busca orgânica, os quatro primeiros resultados na pesquisa são do Google ADS, e a partir do quinto resultado começa a busca orgânica.

Não Confie em Links Patrocinados

Como dissemos acima, se uma empresa é especialista em SEO para que essa mesma empresa vai precisar investir em links patrocinados?

Não faz sentido algum, mas toda regra tem sua exceção. Se você encontrar a mesma empresa tanto nos links patrocinados como na busca orgânica você pode confiar.

Muitas empresas que já estão na primeira página da busca do Google para determinada palavra-chave também gostam de aparecer no topo dos resultados patrocinados.

Mas se você só encontrar essa empresa nos links patrocinados e não encontrar na busca orgânica descarte de imediato essa agência de otimização de sites.

Ainda sim, se vende serviços de SEO você também está vendendo credibilidade, e nada melhor do que ser o primeiro da busca orgânica para determinada palavra-chave e não investir em Google ADS.

Pesquise de taxa de confiança de outras empresas que já são clientes

Como diz o ditado, diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!

Essa é a real verdade. Quando você entrar em contato com a agência de otimização de sites para solicitar um orçamento você deve pedir uma relação de atuais clientes que essa empresa possui.

Se a empresa te passar essa relação numa boa é mais um voto de confiança que você deve dar para essa agência.

Caso a empresa seja resistente sobre esse quesito fique meio desconfiado, pois quem faz um trabalho bem feito não tem por que esconder a opinião de atuais clientes sobre a qualidade dos serviços que estão sendo prestados.

Peça pelo menos o contato de três clientes que atuam diretamente com a agência de SEO e pergunte não somente se o trabalho funciona, mas pergunte também como é o atendimento, relação de trabalho, agilidade na resolução de possíveis problemas, se essa agência de otimização de sites realmente cumpre os prazos que foram estabelecidos no começo do projeto.

Enfim, pesquisa sobre a reputação da empresa.

Peça uma relação de sites e palavras-chaves de outras empresas

Alem de tudo isso peça também uma relação de sites de atuais clientes que já estão na primeira página do Google.

Pesquisa na busca do Google esses sites.

Se quiser entre em contato com a empresa e converse diretamente com o responsável pelo projeto de otimização do site. Pergunte detalhes sobre quanto tempo demorou a chegarem à primeira página da busca para aquela palavra-chave.

Escolha palavras-chaves de forma sensata

Esse último tópico é de extrema importância.

O grande erro de 99% das empresas que contratam uma agência de otimização de sites é montar uma lista com centenas de palavras-chaves sem nem ter ideia se essas palavras-chaves realmente vão gerar receita real para empresa ou se somente vão gerar tráfego no site.

O usuário está cada vez mais inteligente e já sabe o que pesquisar.

Vamos supor que você tenha uma empresa de venda de carros usados. Ai você contrata uma empresa para colocar seu site na primeira página para o termo carros.

Você tem noção à competição e concorrência que existe em cima dessa palavra-chave para aparecer na primeira página do Google na busca orgânica?

A competição é enorme e você talvez nunca consiga chegar na primeira página do Google para esse termo.

Você irá investir anos em uma agência de otimização de sites e não ter resultado algum!

Outra coisa, o termo “carros” é extremamente amplo. Pra que você quer aparecer somente para esse termo?

Tenha em mente que quem pesquisa o termo carros pode ser um estudante que precisa fazer um trabalho sobre carros, pode ser uma pessoa que gosta muito de ficar lendo conteúdos sobre carros, ou até mesmo curiosos que gostam de ficar vendo vídeos de racha no Youtube.

Entendem como focar em uma única palavra-chave é inútil? Você precisa de foco.

Agora vamos supor que você fale para essa mesma agência de SEO que quer que seu site apareça na primeira página para o termo comprar carros usados.

Veja como você já foca no objetivo real da pesquisa e somente vai atrair gente que quer comprar carros usados para o seu site!

E tem outro detalhe importantíssimo também! A concorrência para esse termo não é tão grande como para o termo “carros”, então é bem mais fácil do seu site aparecer na primeira página da busca em poucos meses.

Tenham em mente que quanto menor a palavra-chave ou termo-chave maior será a concorrência para chegar à primeira página do Google.

Escolham termos que gerem vendas e fujam de termos que somente geram tráfego.

O que você prefere? Ter centenas de visitas por dia e pouquíssimas vendas ou ter dezenas de visitas e muitas vendas?

Ainda sim está em dúvida sobre investir ou não em uma agência de SEO?

Então veja essa reportagem onde investir em marketing digital já é uma realidade.