Influenciadores de Conteúdo

De nada adianta criar um conteúdo maravilhoso e completo se você não mostrar esse conteúdo para a pessoa certa, e a pessoa certa que vocês devem focar antes mesmo de começar a pesquisar um tema para o seu conteúdo são os influenciadores sociais ou mais conhecidos como blogueiros e jornalistas dentro da sua área de atuação. E sabe por quê? Simplesmente por que eles têm um site dentro da sua área de atuação e podem compartilhar seu conteúdo com a audiência deles. E adivinha quem é essa audiência? Novamente outros influenciadores sociais que vão também compartilhar o seu conteúdo com a audiência deles, mas para que seu conteúdo se torne viral ele deve ser bem planejado baseado em um tópico do interesse desses influenciadores.

Para você que ainda não entendeu o que é um influenciador social podemos resumir em simples palavras. A primeira delas pode ser um blogueiro famoso como existem muitos hoje em dia, ou até mesmo um jornalista ou por fim, um Youtuber. Todas essas formas de exposição na web podem ser consideradas como influenciadores de conteúdo, isso por que todos passam o dia caçando conteúdo novo e de qualidade para compartilhar com seus seguidores e fãs em geral. Eles vivem de conteúdo e mídias sociais.

Agora você deve estar se perguntando né? “Mas por que devo divulgar meu conteúdo somente para esses influenciadores? e o meu público alvo? Como fica? Preciso criar conteúdo para os meus clientes e para minha audiência”

Errado meu amigo. E sabe por quê? Por que por mais que seu leitor, cliente ou sei lá quem leia seu conteúdo e se apaixone por esse conteúdo, ele não vai poder compartilhar com quem realmente pode impulsionar seu conteúdo para gerar backlinks e compartilhamentos para quem realmente tem interesse. Outro motivo do por que ele não pode ajudar na promoção do seu site é devido ao fato que ele não tem um site na dentro da sua área de atuação e com certeza nem está muito por dentro do que é marketing de imprensa e muito menos ainda o que é marketing dentro das mídias sociais dentro de uma área específica. Fique tranquilo que quando seu conteúdo for compartilhado e ganhar boas referências ele irá aparecer tanto para o seu público alvo como também aos influenciadores.

Entendeu por que esses bentitos influenciadores são a chave mestra para que nosso trabalho de SEO realmente seja compartilhado com quem realmente está dentro da nossa área de atuação, e quem realmente tem o poder de criar várias referências ou backlinks para nossa página de conteúdo?

Mas é obvio e certo que de nada vai adiantar você encontrar esses influenciadores sociais e mostrar para eles um conteúdo xexelento esperando que eles compartilhem com a audiência deles. Seu conteúdo deve ser planejado e sobre um assunto exato do que eles mais gostam de compartilhar e que ajude os leitores e fãs desse influenciador, e fique tranquilo que nosso próximo tópico iremos ensinar como encontrar esses temas mais compartilhados para que em cima desses temas possamos criar um conteúdo tão extraordinário que será impossível esse jornalista ou blogueiro não compartilhar com a audiência dele. E sabe por quê? Por que quando um conteúdo é muito bom e de grande utilidade para o usuário ele será compartilhado e esse compartilhamento faz esse influenciador se sentir o máximo, pois é ele quem está compartilhando aquela informação fantástica e nova na mídia.

Entenda que o conteúdo bom nas mãos de quem já é influente na área ganha mais autoridade ainda e quando compartilhado por essa audiência especifica gera foco e todas as atenções do mundo para esse influenciador que acabou de compartilhar essa nova informação. O foco não vem para o autor que criou o seu conteúdo, (que foi você né...claro) E convenhamos...quem não gosta de ouvir elogios e ter seu ego cheio por um conteúdo útil que foi bem compartilhado? Influenciadores deliram quando o conteúdo que é compartilhado por eles tem um feedback positivo pela audiência deles! Aqui não devemos nos preocupar com quem criou o conteúdo e de quem será o mérito, pois nossa única função é mostrar o conteúdo aos olhos desses influenciadores e deixarmos eles fazerem o que quiserem, contanto que nosso site ou nossa página onde está esse conteúdo seja referenciada com um backlink ou algum feedback social dentro de alguma mídia como Facebook, Twitter...etc.

O grande erro do link building atual é que ainda são realizados os mesmos processos de divulgação e de marketing de imprensa de dez anos atrás. Ou seja, antigamente as empresas de SEO tinham diversas parcerias com assessores de imprensa fixos que uma vez que a agência de otimização de sites finalizava algum artigo ou conteúdo para fazer a divulgação na rede esse artigo era enviado sempre para os mesmos jornalistas que faziam um trabalho mecânico de apenas compartilhar com leitores de determinada mídia. Mas o grande erro dessa divulgação em massa era o foco e direcionamento do assunto, ou seja, um tema X sobre saúde, por exemplo, não era compartilhado com uma jornalista da área da saúde e sim com diversos jornalistas de diversas áreas de atuação. Nessa época não existia foco e sim apenas o trabalho de divulgação desse conteúdo por jornalistas e outros influenciadores em geral. Era justamente por isso que um trabalho de SEO demorava meses e meses para o site começar a conseguir ganhar algum posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, por que o conteúdo demorava a chegar ao influenciador da área certa para ser compartilhado com a audiência certa, e não compartilhar um conteúdo novo com qualquer audiência rezando para que algum influenciador da área eventualmente encontrasse nosso conteúdo.

A grande sacada de ter uma rápida melhora de rankings no posicionamento do Google é direcionar esse novo conteúdo diretamente para quem está interessado, mas ainda não sabe que esse conteúdo maravilhoso existe, então precisamos mostrar esse conteúdo para esse influenciador específico dentro de uma área específica que irá compartilhar nosso conteúdo com a área dele, que é a mesma área de atuação que a nossa. Assim que esse conteúdo for compartilhado por fontes de assuntos similares automaticamente nosso site irá ganhar backlinks e outras referências em pouco tempo daqueles sites específicos.

Entendam que quanto maior for à reciprocidade e o foco no tema especifico na hora de dar a referência ou backlink, maior será a importância e relevância aos olhos do Google. A grande falha no trabalho de link building atual é a falta de foco e sair atirando para todo lado para conseguir algum backlink, e mesmo que o site que apontar o backlink tiver uma boa autoridade não vai adiantar em nada, pois muitas vezes as referências serão de sites com muita autoridade e boa reputação aos olhos do Google, mas fora da área de atuação que você procura. Por isso é tão importante encontrarmos influenciadores específicos, para temas específicos e para ser compartilhado com uma audiência específica.

Passo A Passo do que fazer...

1º) Passo

Acesse o site do Google.

2º) Passo

Pergunte qualquer pergunta na busca do Google relacionada a sua área de atuação. Comece sempre com o termo "como fazer" algo, e quanto mais detalhes na sua pergunta melhores serão os resultados que precisamos.

Não digite apenas uma ou duas palavras-chave na busca, pois quando fazemos isso o Google nos mostrará resultados de sites de produtos e serviços e não queremos isso. Agora quando você começa uma frase com o termo "como fazer algo" você foca em sites de conteúdo como Blogs dentro da sua área de atuação, e é exatamente esses resultados que desejamos. No nosso exemplo vamos focar no termo principal SEO.

Veja como ficaria nossa pesquisa no Google para o termo "como otimizar meu site para aparecer no google sem fazer nada".

influenciador seo

Percebam que o Google somente nos mostra resultados de Blogs e conteúdos e não mostra nada sobre sites de produtos ou serviços, isso por que colocamos bastante informação no campo de pesquisa.

Todos esses sites que aparecem na sua busca são diretamente sites de influenciadores dentro da sua área de atuação. No nosso caso focamos nossa pergunta dentro da nossa área de atuação. Agora já no seu caso pergunte ao Google também qualquer coisa relacionada a sua área sempre começando com o termo "como fazer".

E outra coisa, não fique preso somente na sua palavra-chave principal, pergunte outras perguntas relacionadas ao termo-chave. Por exemplo, o termo SEO está diretamente relacionado ao segmemento "pai" de "marketing digital", dessa forma como segunda pergunta para encontramos mais influenciadores poderiamos perguntar "como criar uma campanha de marketing digital para o meu negócio", dessa forma teriamos mais sites relacionados a nossa área de atuação. Veja como ficaria essa busca no Google:

influenciador seo 2

Não fique preso no seu termo-chave e pergunte alguma coisa utilizando bastante informação, assim quanto mais dados você fornecer ao Google mais sites de influenciadores você terá no resultado de pesquisa. Quanto mais perguntas longas fizer ao Google sobre os mais variados temas dentro da sua área de atuação mais sites de influenciadores você vai encontrar.

3º) Passo

Copie e cole os 50 primeiros sites de influenciadores para cada pergunta que você fizer ao Google, ou seja, nesse exemplo apenas perguntamos "como otimizar meu site para aparecer no google sem fazer nada" e "como criar uma campanha de marketing digital para o meu negócio", então seriam 50 sites para cada uma dessas perguntas, totalizando 100 sites. Aqui não existe regra e quanto mais perguntas forem feitas mais sites vamos encontrar.

Feito isso salve todos os sites em uma planilha de EXCEL em uma única coluna. Dessa forma:

planilha de excel

Aqui você já tem 90% da sua concorrência e mais da metade do trabalho está feito. Agora vem a etapa de pesquisar os principais assuntos que nossos influenciadores que já estão na nossa planilha mais gostam de compartilhar com a audiencia deles. Até o próximo módulo!

Escolher Tópico

Bom, somente pelo fato de você ter encontrado diversos influenciadores de conteúdo e ter anotado tudo em uma planilha de Excel tenha a certeza que você já está 50% à frente de seus competidores que ainda focam em criar conteúdo pensando em seus clientes e continuam criando somente conteúdos chatos e entediantes sobre determinado assunto que eles acham que é interessante, mas na realidade não é. Essa etapa do processo também é crítica e se for feita de forma errada tenha a certeza que de nada vai adiantar, pois tudo que você acabou de fazer no processo anterior localizando seus possíveis influenciadores sociais, jornalistas e blogueiros dentro da sua área de atuação não vão adiantar de nada. A escolha do tópico correto é fundamental para o sucesso do seu conteúdo!

Como dito acima, de nada adianta você ter uma relação enorme de influenciadores se seu conteúdo for xexelento e principalmente se não houver um estudo minucioso sobre quais temas seus influenciadores mais gostam de compartilhar com a audiência deles. E é em cima desse assunto que vamos criar nosso conteúdo, pois de nada adianta criar um conteúdo baseado em tráfego de palavra-chave, (o que era feito antigamente), ou seja, quanto mais tráfego determinada palavra-chave tinha mais interessante ela era para se criar um tema em cima dela. Esqueçam essa premissa! Isso funcionava muito tempo atrás, mas hoje em dia não funciona.

O que funciona hoje em dia é criar um conteúdo baseado em um tópico realmente útil e bastante comentado por seus influenciadores, ou seja, temos que criar um conteúdo especificamente direcionado ao interesse de nossos influenciadores, por que se o tema não for do interesse deles de nada vai adiantar você ter todo trabalho de promover seu conteúdo e você só vai perder tempo. A grande sacada no momento da promoção do conteúdo é já ter esse tema estrategicamente criado com base no que seus influenciadores acham interessante para compartilhar com a audiência deles. Entenda que se seu tema não for o que eles querem não vai adiantar de nada criar seu conteúdo.

Mas agora que já explicamos a importância de escolher o tópico correto vamos às formas como devemos fazer isso.

Na primeira etapa do processo de identificação de influenciadores vocês anotaram na sua planilha de Excel os 100 sites de nossos influenciadores e os melhores Blogs dentro da sua área de atuação, certo? Perfeito.

Nessa próxima etapa vamos analisar todos os 100 sites que conseguimos na primeira etapa e para isso vamos usar a nossa primeira ferramenta, que é a melhor em nossa humilde opinião. A ferramenta da ahrefs nos forcecerá todos os dados das páginas mais importantes dos sites de nossos influenciadores. Quando dizemos páginas mais importantes queremos dizer as páginas de temas que mais tráfego geraram no site e não de páginas com maior número de backlinks, dessa forma não confundam quantidade de tráfego com quantidade de backlinks, isso por que muitas vezes uma página pode ter milhões de backlinks apontando para ela e o conteúdo ser uma porcaria.

Essa ferramenta é paga mas a ahrefs está com um plano onde você pode usar a grande parte das funções por 7 dias por $7 dólares o que dará em reais menos de R$ 24,00 reais, basta apenas se cadastrar e cancelando antes dos 7 dias você só paga esses R$ 24,00 e não o plano mensal em si. Lembramos que essa ferramenta é de vital importância para nossa pesquisa de palavras-chave. Pensem que o curso de SEO é gratuito e o único custo que vocês terão será esse, mas não se esqueçam de cancelar até o sexto dia, senão vocês pagam o valor mensal que é mais ou menos R$ 600,00. Dessa forma cuidado e anotem na agenda para cancelar antes de vencer seus 7 dias.

ahrefs

Depois de realizado o cadastro na ferramenta acesse usando seu usuário e senha, e assim que acessar você verá esse campo no canto superior esquerdo.

ahrefs

Vocês se lembram da nossa planilha de Excel final criada no primeiro módulo, certo? Agora vamos pegar domínio por domínio que encontramos e jogar nesse campo de pesquisa conforme segue nosso exemplo abaixo. Mas vamos explicar passo a passo, fiquem tranquilos.

ahrefs

Passo A Passo do que fazer...

1º) Passo

Digite no campo de busca que acabamos de mostrar acima a primeira URL da sua planilha de influenciadores conforme segue marcado como passo número 1. Sempre digite o domínio principal somente.

2º) Passo

No segundo passo clique em Páginas de topo conforme segue marcado com o número 2.

3º) Passo

Depois do carregamento completo da página vocês vão ver essa mesma página conforme o PRINT acima. Notem que marcamos com um retângulo vermelho as seis primeiras palavras-chave principais que geraram mais tráfego para esse site. Anote essas seis palavras e coloque na sua planilha, mas agora crie mais seis colunas para colocarmos nossos tópicos.

Sua planilha deve começar assim:

influenciador

Notem que anotamos as seis primeiras keywords que mais geraram tráfego desse nosso primeiro site. Agora precisamos fazer esse mesmo processo com todos os sites da nossa planilha e anotar as seis primeiras palavras-chave de cada site. Essa é uma tarefa chata de "copia e cola", porém você fará ela somente uma vez por ano, dessa forma para de reclamar e mãos a obra...kkkkk

Ah! dissemos que você fará ela somente uma vez por ano por que somente dessa análise você irá conseguir encontrar mais cinco temas que você poderá usar para criar seus conteúdos durante um ano todo...dessa forma fique tranquilo que no final você vai entender.

Se preferirem podem anotar também a URL completa do site que fica do lado esquerdo da palavra-chave, isso vai facilitar a escolha de tema no término dessa tarefa, porém isso fica a critério de vocês, ok?

4º) Passo

Depois que terminarem de fazer a pesquisa de todos os nossos 100 sites dos seis principais temas mais importantes e mais compartilhados notem que terão alguns temas que serão repetidos ou estarão dentro do mesmo contexto. Mas calma que vamos explicar em detalhes. Veja a imagem abaixo:

temas-chave

Vendo a imagem acima perceba que temos vários temas relacionados e marcamos três temas principais, mas com certeza você encontrará muitos temas importantes. No nosso caso veja que nos temas que marcamos com a cor de amarelo se repetem muito ou tem um contexto relacionado entre eles. Os temas BLOG ou CRIAR UM SITE tem uma semelhança enorme em todos os sites de nossos influenciadores. Analisando essas palavras-chave podemos criar por exemplo um curso ensinando um passo a passo de como criar um site abordando todos esses tópicos que marcamos de amarelo.

Agora olhando novamente a planilha veja nos temas marcados de laranja, temos muita semelhança no tema principal de SEO, COMO FAZER SEU SITE APARECER NO GOOGLE e CURSO DE SEO. Analisando essas palavras-chave podemos criar por exemplo um curso de SEO abordando todos esses tópicos que marcamos de laranja.

Para finalizar nosso exemplo vamos pegar os temas marcados de azul. Perceba que o tema FACEBOOK aparece em grande evidência. Da mesma forma que ensinamos acima, vamos pegar todos os tópicos de azul a abordar todos esses temas em um artigo.

Nessa nossa análise apenas pegamos três temas principais que são mais importantes, porém se fizermos o trabalho completo vamos encontrar muitos outros que também podem servir como tema principal para criar nosso conteúdo. Mas como exemplo desse curso vamos apenas pegar esses três temas principais que são: Criar site, SEO e por fim, Facebook.

5º) Passo

Depois de finalizar os tópicos da planilha vamos agora usar a ferramenta Buzzsumo. Essa ferramenta é maravilhosa e em partes gratuita. Basta você colocar os três temas em comum que você já tem na sua planilha e fazer uma pesquisa. Essa ferramenta irá mostrar todos os temas relacionados aos seus e também vão informar quais foram mais compartilhados dentro de um período de 12 meses. Nós crucialmente recomendamos comprar essa ferramenta, pois ela tem uma parte que mostra todos os influenciadores de acordo com determinada palavra-chave que digitarmos na busca e nos dá todos os dados que quisermos. Desde nome completo, perfis sociais, e-mails, fotos e toda ficha do nosso influenciador de conteúdo. Essa ferramenta custa $ 99 por mês, mas vai valer muito a pena, pois ela tem recursos avançados que serão cruciais e te pouparão um tempo lascado na hora de encontrar seus influenciadores dentro da sua área de atuação.

Na ferramenta vamos colocar nossos três temas em comum que encontramos no passo anterior, ou seja, Criar site, SEO e Facebook

criar sites

Fazendo essa pesquisa você verá que assunto está sendo mais compartilhado e mais discutido que está relacionado ao nosso tema principal. Veja na imagem abaixo:

criar sites

Sempre escolha o assunto do artigo que tem mais compartilhamentos, pois esse é assunto que nossos influenciadores mais compartilharam com a audiencia deles.

Faça esse mesmo processo para nossos outros dois temas chaves e veja o assunto que está sendo mais compartilhado.

Se mesmo utilizando todas essas formas de pesquisa de temas ainda sim encontrarem dificuldades para achar um tema comum entre seus influenciadores você pode também usar a busca do Youtube ou a busca do Twitter, que vão retornar mais resultados ainda sobre possíveis temas em potencial.

Fazendo essas buscas em cima do nossos temas principais usando a ferramenta do Buzzsumo, a busca do Twitter e do youtube você com certeza vai encontrar um assunto em comum que está sendo muito publicado, ou pode encontrar também algum problema que muitos usuários estão enfrentando e você pode ajudar a resolver. Enfim caros amigos, façam a pesquisa em cima dos nossos três temas mais importantes e anotem problemas ou assuntos baseados em artigos que estivem no topo das buscas da sua pesquisa, pois será em cima desses assuntos que vamos criar nosso conteúdo.

Tenham uma coisa bem fixa em mente, o tema é importante sim. Porém se o conteúdo e a ideia de como usar esse conteúdo não for boa, útil ou atrativa para a audiência de seus influenciadores de nada vai adiantar perder tempo criando seu conteúdo. A criatividade aliada a um tema chave e com grande pesquisa em toda mídia social é o grande segredo de se criar um conteúdo viral tanto para o Google como também para todas as redes sociais.

Conteúdo útil, que agregue valor a outro conteúdo ou simplesmente que resolva o problema das pessoas se torna automaticamente um conteúdo viral, pois será compartilhado em toda rede da internet. E sabe o melhor disso tudo? Você terá uma promoção de link building automática pelo simples fato de ter perdido um pouco mais de tempo pesquisando o tema ideal antes mesmo de criar seu conteúdo. A única função da promoção de conteúdo não é vender seu artigo e muito menos pedir referências ou um backlink de volta para o seu site. A função da promoção de conteúdo é simplesmente colocar na cara do influenciador exatamente aquele conteúdo que ele pode estar a meses procurando e foi você quem mostrou a ele, dessa forma tenha a certeza que seu conteúdo vai ganhar muitas boas referências pelo simples fato de ser um conteúdo novo, útil e que realmente agrega valor as pessoas ou a algum outro conteúdo. Nesse exato momento você já está 70% à frente da sua concorrência pelo simples de fato de ter escolhido o tema certo e ter a certeza que irá compartilhar com as pessoas certas. Próxima etapa, criação de conteúdo! Borá lá!

Criando Seu Conteúdo

Agora que já temos nosso tópico e nossos influenciadores, vamos à parte mais importante de todo processo, a criação de nosso conteúdo. Entendam uma coisa muito importante antes mesmo de começarmos esse módulo. Existem duas razões pelas quais as pessoas compartilham conteúdos em sites, Facebook, Twitter e em outros veículos de comunicação. O primeiro motivo é pela utilidade desse conteúdo, ou seja, se for útil e resolver problemas das pessoas ele será de extremo valor. Já o segundo motivo é pela emoção que seu conteúdo causa quando aquele usuário começa a ler o que você escreveu, e se tocar no íntimo desse usuário seu conteúdo será compartilhado.

Já sabemos os dois motivos do por que as pessoas compartilham as coisas dentro de sites e mídias sociais, já temos nosso tópico principal que nossos influenciadores mais gostam de ver, mas e agora...? Como juntar tudo isso e criar um conteúdo único e ter a certeza que ele será compartilhado?

Bom mesmo que você não tenha nenhuma ideia em mente e não seja uma pessoa criativa guarde uma coisa: Pare de escrever textos em terceira pessoa contando histórias chatas e entediantes que seu leitor vai começar a ler e rapidinho ele vai mudar de site... Pode ter certeza disso. Em contrapartida aprenda a escrever textos se comunicando com o usuário. Conversando como se estivesse no Whatsapp, mas sem os emojis para animar sua conversa... kkkkk. Quando você conecta seu conteúdo com o usuário ele tem realmente vontade de ler e tem a nítida impressão que aquele conteúdo foi feito especialmente para ele! Essa é a parte que você começa a entrar no íntimo e mexer com as emoções desse leitor. Vocês se lembram de que a parte emocional é o segundo fator pelo qual as pessoas compartilham conteúdos?

Comece a escrever textos em primeira pessoa e no estilo storytelling onde você envolve o usuário que está lendo o seu conteúdo. Essa é a primeira regra que deve ser implementada em todos os seus conteúdos a partir desse momento. Se quiser envolver mais ainda o usuário conte alguma experiência pessoal sua que já tenha passado e que se enquadra no seu tema que você está escrevendo, isso passa a amor e sentimento ao seu conteúdo que não está somente contando uma história e sim trocando experiências. Isso por que muitas vezes o problema que você passou e conseguiu superar ou resolver pode ser o mesmo do seu usuário que está lendo naquele exato momento, e o fato de você escrever sobre aquele tema e logo de inicio dizer que conseguiu resolver esse problema já motiva o usuário a continuar lendo seu conteúdo curioso em entender a forma como você resolveu o mesmo problema que ele está passando.

Vamos dar um exemplo prático para facilitar o entendimento. Imagine que entre todos os tópicos que você encontrou para criar seu conteúdo o tema mais pesquisado e compartilhado pelos seus influenciadores fosse criar sites. Feito isso como você poderia criar um tema interessante que realmente ajudasse o usuário a, por exemplo, construir sites mais rápidos? Ou criar sites sem saber programar?

Para o nosso conteúdo ser interessante ele deve ter utilidade e emoção como ênfase antes mesmo da criação do contexto que será escrito, dessa forma você precisa primeiro antes de tudo encontrar um problema relacionado ao termo “criar sites” e depois criar uma solução única e simples para resolver esse problema contando o passo a passo, comentando sua experiência pessoal e tudo mais. Parece difícil né? Mas é mais simples do que parece. Tenha em mente que sempre para encontrar problemas precisamos encontrar fontes onde os usuários realmente expõem esses problemas, e qual o lugar ideal onde todo mundo pergunta tudo para todo mundo? Nos fóruns de sites e em comentários de postagens relacionadas ao nosso tema.

Primeiro de tudo sempre que for pesquisar fóruns sobre determinado assunto nunca faça a pesquisa focada somente a sua palavra-chave, no nosso caso, criar sites. Sempre foque no tema “mãe”, ou seja criar sites está relacionado a categoria chave programação web. Se tiver dúvidas em localizar seu termo “mãe” somente digite no Google fóruns criação de sites que você verá diversos temas relevantes e relacionados ao seu termo principal. Entendendo esse raciocínio vá à busca do Google e digite a palavra fórum seguido da sua palavra-chave, dessa forma aqui. Perceba que irá aparecer na busca do Google diversos fóruns relacionados ao tema “criar sites” com diversos usuários com vários problemas. Acesse esses sites e leia a conversas dos problemas que os usuários estão encontrando relacionados ao nosso termo principal. Feito isso você pode também pesquisar em comentários de blogs relacionados, e por fim dar uma pesquisada na busca do twitter também sobre quais problemas possam existir que sejam relacionados ao tema.

Depois de encontrar um problema que ainda não tem solução anote a ideia para criar a solução para esse problema no seu artigo, e tudo bem se você não faz ideia de como resolver. Aqui o mais importante é criar uma alternativa nova ajudando o usuário não a resolver 100% do problema, mas sim ter algum avanço no processo. Mas aí você se pergunta: Como vou ajudar se nem eu sei resolver? Kkkkkkk.

Calma aí meu amigo, agora que a coisa fica simples. Como disse você não precisa resolver 100% do problema e sim ajudar o usuário a ter algum avanço para encontrar uma solução. A melhor estratégia nesse caso é juntar duas ou mais soluções de outros usuários que já criaram alternativas parciais ou quase resolvidas e juntá-las em uma única alternativa para facilitar o processo. Entenda que mesmo sem resolver o problema você está dando uma nova alternativa juntando três alternativas de outros usuários, e se puder otimize os processos colocando em uma linguagem simples e direta dos avanços que você conquistou, e tudo que você precisa fazer é redigir com suas palavras essas três alternativas dadas.

Agora é que vamos ao xeque-mate da jogada para chamarmos atenção para nossa "nova" técnica. Crie um nome para sua solução...tipo Webeasy fórmula, por exemplo. E sabe por que é extremamente importante dar um nome a sua técnica? Por que fica fácil do usuário lembrar e gravar na memória mesmo se ele sair do seu site, por que se o nome da sua técnica fica no subconsciente dele ele pode facilmente ir ao Google e pesquisar por esse nome que ele gravou e assim esse usuário não vai perder tempo fuçando no histórico do navegador procurando seu artigo depois de alguns dias ou semanas que ele achou seu conteúdo.

Pense comigo, o que fica mais simples de lembrar: Técnica de Criação de HMTL/CSS 1.9 ou Webeasy Fórmula? Claro que a segunda! Assim o usuário vai gravar esse nome no subconsciente dele pelo simples fato de você ter criado essa nova alternativa e ter ajudado ele de forma mais otimizada a quase resolver o problema dele. Ah! E a propósito se você realmente souber resolver o problema por completo e perceber que ninguém conseguiu resolver ainda crie um conteúdo dando o passo a passo de como você resolveu esse problema sempre incluindo o fator emocional na sua narrativa, que deve ser sempre em primeira pessoa e em estilo storytelling. Sempre! Pronto! Você tem um conteúdo perfeito juntando a parte prática, pois você encontrou uma solução para um problema que ninguém tinha resolvido ainda, e tem também a parte emocional onde você compartilha todas as dificuldades e avanços de cada etapa do seu passo a passo com esses leitores. Sem dizer que quando você cria um nome para sua solução você, aos olhos de outros usuários, passa a ser um especialista na área, pois somente um cara que entende pode dar nome a sua obra, e isso passa mais credibilidade ainda do seu conteúdo para a pessoa que está lendo.

Outra regra crucial é criar conteúdos longos como mais de 2.000 palavras. Isso por que conteúdos longos, segmentados e completos tendem a ser mais compartilhados. Se quiserem um exemplo vejam nossa página sobre SEO que é segmentada e dividida em diversos tópicos relacionados à SEO, mas englobando tudo que tem relação direta com otimização de sites e marketing digital. Mas agora você deve estar se perguntando: Como eu acho esses termos relacionados ao meu termo principal?

Simples meu caro, vá ao Google Keyword Planner e pesquise seu tema, logo abaixo nos resultados o Google vai ter dar várias palavras-chaves que estão relacionadas ao seu tema principal sem fazer esforço algum. Nessa etapa esqueça a quantidade de buscas mensais e foque em termos que realmente agregarão valor ao seu conteúdo. Feito isso escreva sobre esses temas sempre colocando imagens, vídeos e outras fontes que possam valorizar mais ainda esse conteúdo. As imagens e vídeos mantém o usuário na sua página e se você alternar entre texto, imagens e vídeos você faz com que esse usuário fique na sua página até ele terminar de ler todo conteúdo. Nessa outra forma continue usando as técnicas de encontrar um problema relacionado a cada subtema que você encontrar na sua pesquisa no Google Keyword Planner.

É Chato, vai dar trabalho e ninguém quer fazer, mas no fim das contas você terá um conteúdo único e valioso por que toda sua concorrência não teve a mesma paciência e inteligência de criar um conteúdo perfeito que será impossível de não ser compartilhado quando visto pelos seus influenciadores.

Agora vamos ao passo a passo prático do que nós fizemos relacionado ao nosso tema escolhido. No nosso caso, conforme pesquisado no módulo anterior vimos que os três temas mais vistos e mais compartilhados pelos nossos influenciadores foram: Criar site, SEO e por fim, Facebook

Passo A Passo do que fazer...

1º) Passo

No nosso caso escolhemos o tema SEO, e percebemos em fóruns e em outros sites relacionados que muitos influenciadores estávam procurando técnicas de SEO para colocar o site na primeira página do Google. Tendo isso em mente criamos um conteúdo único sobre um curso de SEO totalmente diferente de qualquer outro curso que já havia sido lançado no mercado.

Veja essa página:

seo on page

Nessa página ensinamos formas práticas de otimizar um site, porém algumas partes do curso são técnicas que um usuário comum não tem conhecimento para fazer sem ter uma breve noção de programação HTML e código fonte, mas nossos influenciadores, na grande maioria são programadores e especialistas em marketing digital que já tem um site dentro da nossa área, e mesmo que não tenham conhecimento técnico eles entendem do assunto e com certeza tem uma pessoa de confiança para fazer esse trabalho técnico. E por ser um material bem técnico e específico para quem sabe programar e tem noções de básicas de programação e otimização de sites torna nosso artigo um conteúdo ideal para nossos influenciadores compartilharem com a audiência deles. Quanto mais técnico e completo seu conteúdo for mais importante ele se torna aos olhos de outros técnicos dentro da sua área de atuação.

Porem ao mesmo tempo que incluímos conteúdo técnico também usamos uma linguagem simples e explicamos tudo passo a passo para que qualquer usuário que estivesse interessado em aprender uma nova forma de fazer SEO pudesse conseguir seguindo esse curso. Nesse curso 90% do passo a passo é bem explicado, com imagens e comandos diretos que qualquer pessoa sem o menor conhecimento pode aplicar, mas como dissemos temos também a parte técnica que pode ou não ser feita. Isso já fica a critério do usuário que estiver fazendo o curso.

Não existe a técnica perfeita para criar o conteúdo perfeito caros amigos. A regra que vocês precisam sempre ter em mente é que temos que ajudar pessoas a resolver problemas e tentar nos conectar emocionalmente de alguma forma com elas durante nosso conteúdo, comentando problemas, avanços na resolução desse problema, quais foram suas principais dificuldades, o que você sentiu na hora que conseguiu resolver...etc...Enfim...quanto mais específico em detalhes vocês forem mais vida seu conteúdo terá, e quanto mais vida mais real ele fica aos olhos do nosso leitor.

Promovendo Seu Conteúdo

Bom, em nossa humilde opinião esse é o módulo mais importante de todo curso, pois como já enfatizamos bastante...de nada adianta ter um conteúdo maravilhoso se você não enviar para quem conhece do assunto, para quem já tem um site dentro do seu ramo de atuação e principalmente para quem o poder e a influência de divulgar nosso conteúdo com outros influenciadores dentro desse mesmo segmento. De nada adianta ter um conteúdo muito bom em mãos e sair enviando para qualquer jornalista ou qualquer pessoa que já temos o e-mail e que achamos que essa pessoa é influente no nosso ramo, por que muitas vezes ela não é e você acaba sendo invasivo ao enviar seu conteúdo para ela. Dessa forma temos que ter a certeza se estamos enviando conteúdo certo para quem realmente entende do assunto. Ok?

Mas...para sua sorte como nós já selecionamos os sites dos nossos influenciadores de conteúdo específicos da nossa área na etapa inicial desse curso as coisas ficam bem mais fáceis para localizarmos pessoas influentes e pessoas que, se realmente gostarem do nosso conteúdo realmente vão compartilhar com a audiência deles.

Essa é mais uma grande sacada de logo no início do nosso curso nós segmentarmos bem sites de pessoas influentes dentro do nosso segmento de atuação, dessa forma não vamos enviar nosso artigo para nenhum jornalista ou pessoa influente que tem um site de receitas e comidas na internet...kkkk. Vamos enviar o tema "isca" para quem já entende do que estamos falando ou realmente gosta do assunto.

Antes de entrarmos nesse novo método queremos explicar como ainda nos dias de hoje é feito esse trabalho de "link building" ou no português correto...promoção de conteúdo.

Não vamos dar uma volta enorme na história e nem falar sobre os primórdios do como começou a premissa do link building e nem vamos falar de formas de black Hat SEO de como manipular o robô de busca do Google criando links em outros sites para melhorar seu posicionamento nas buscas. Aqui vamos falar como as grandes agências de marketing digital fazem para conseguirem bons backlinks para seus clientes mas nunca...eu disse NUNCA vão ensinar de forma alguma nos seus cursos de SEO. Isso por que se ensinarem, como vamos fazer agora, vocês nem iriam precisar pagar a consultoria de SEO dessas agências...kkkkkk. Mas não queremos menosprezar os outros cursos que ensinam SEO e muito menos dar a entender que nosso curso é melhor, de forma alguma queremos passar essa impressão aos nossos leitores.

Apenas queremos mostrar como é simples localizar nossos influenciadores utilizando uma ferramenta gratuita e fantástica, que até o momento não vimos ninguém comentar ou falar sobre essa ferramenta, mas nesse curso vamos mostrar exatamente como instala-la e como usá-la, e vocês verão como é simples localizar a pessoa certa para enviar seu conteúdo que já está no forno prontinho para ser enviado para esse influenciador.

Sem mais delongas, vamos ao nosso querido passo a passo:

Passo A Passo do que fazer...

1º) Passo

Para começarmos a localizar nossos queridos influenciadores vamos precisar da ferramenta chamada ClearBit.

Como segundo quesito para seguir com o curso você vai precisar ter uma conta no GMAIL, mas isso praticamente 90% das pessoas já tem, mesmo que não utilizando com freqüência. Porem se não tiver uma conta no Google basta criar uma clicando nesse link e seguir o passo a passo.

Assim que você clicar no link do ClearBit essa tela vai abrir:

clearbit

2º) Passo

Clique no botão vermelho que diz INSTALL FOR GMAIL:

installgmail

3º) Passo

Feito isso vai aparecer a opção de adicionar a extensão ao Google Chrome. Pode adicionar:

addchrome

4º) Passo

Na hora que você clicar em adicionar extensão automaticamente vai redirecionar para sua conta do GMAIL e vai aparecer essa tela. Quando aparecer note que no canto superior direito tem o ícone do Clearbit.

clearbit-gmail

5º) Passo

Clique em cima do ícone e depois clique em SETUP CONNECT:

setup

6º) Passo

Agora para finalizar a configuração da extensão escolha o plano gratuito da ferramenta:

free-plan

Agora que já instalamos a ferramenta do ClearBit no GMAIL vamos aprender a usá-la!

7º) Passo

No GMAIL clique no botão de criar nova mensagem, ou no botão COMPOSE:

compose

Assim que clicar no botão a tela de edição dessa nova mensagem irá abrir no canto inferior direito, dessa forma:

mensagem

8º) Passo

Perceba que na barra de edição da mensagem temos o ícone do clearbit. Vamos clicar sobre ele e essa janela vai ser mostrada na sua tela:

dominio

9º) Passo

Agora vem a parte legal. Vamos pegar o domínio do nosso primeiro influenciador na nossa planilha de Excel que temos salva das aulas anteriores, dessa forma:

dominio-influenciador

Agora vamos copiar esse primeiro domínio desse influenciador e colar dentro do campo de pesquisa da ferramenta, dessa forma aqui:

dominio-influenciador

10º) Passo

Assim que você clicar em cima do domínio que apareceu a ferramenta vai procurar todas as contas de e-mail e nomes associados a esse domínio, e depois vai mostrar para você dessa forma:

dominio-influenciador

Nesse caso apenas foram encontrados dois contatos relacionados a esse domínio, mas dependendo do domínio podemos encontrar muitos contatos. Veja essa mesma pesquisa com o domínio da SEO Marketing:

dominio-influenciador

No caso da empresa SEO Marketing temos vinte contatos de pessoas que trabalham na empresa.

11º) Passo

No nosso primeiro domínio onde encontramos apenas dois contatos vamos clicar em cima do primeiro contato, do Guilherme Nasser. Quando clicamos a ferramenta nos mostra dados como nome completo da pessoa, cargo na empresa, e-mail de contato, localização e mais todos os perfis de redes sociais encontrados. Ou seja, a ferramenta lhe dará todos os dados que precisamos para conhecer um pouco mais sobre esse influenciador e posteriormente contatar essa pessoa.

dominio-influenciador

Agora que já aprendemos a encontrar o e-mail para contatar nossos influenciadores vamos criar uma nova aba em nossa planilha modificando as colunas e linhas de acordo com a quantidade de pessoas que a ferramenta vai nos retornar. Por exemplo, para o domínio markeninja.com.br vamos criar duas linhas e copiar e colar nossos contatos. Dessa forma:

Percebam que para o segundo dominio, do site "conceitoideal.com.br" temos apenas um contato, mas já no site da SEO Marketing que é o terceiro na nossa lista temos mais de vinte contatos para incluir na nossa planilha. Incluam todos os contatos colocando nome completo, e-mail de contato e cargo na empresa.

planilha final

Faremos isso com todos nossos sites de influenciadores da nossa planilha. Vai dar trabalho? Sim, vai, mas no final você terá uma tabela com mais de mil contatos de pessoas influentes dentro da sua área de atuação, além de ter os dados completos dessa pessoa e estudar os gostos delas antes mesmo de entrar em contato.

E outro detalhe muito importante, quando você for criar um outro conteúdo para enviar para esses influenciadores você já terá pronta sua planilha de contatos, aí basta somente enviar o conteúdo. Esse trabalho de montar a planilha é somente feito uma vez, dessa forma fiquem despreocupados.

Para estudar o gosto de cada pessoa acesse as redes sociais que também aparecem na pesquisa de cada pessoa. Veja o tipo de conteúdo que esse influenciador gosta de compartilhar com a audiência dele. Veja o perfil das coisas que ele gosta na vida pessoal e que você pode usar como ponto chave para chamar a atenção dele tocando em algum aspecto emocional dessa pessoa criando algum conteúdo do interesse específico desse influenciador. Enfim, o que vocês podem fazer com todas essas informações fica a critério de vocês, mas o leque de uso é enorme.

No próximo módulo vamos explicar em detalhes do motivo que na nossa planilha também incluímos a coluna de cargo profissional desses influenciadores e como enviar a mensagem perfeita sem ser chato, invasivo e realmente ter seu conteúdo compartilhado por essas pessoas.

Nesse momento tenham em mente que para termos nosso conteúdo visto com bons olhos temos que enviar mensagens/e-mails pessoais a cada uma dessas pessoas, e quanto mais detalhes você incluir na sua mensagem mais real e íntimo fica para esse influenciador que vê sua mensagem como a mensagem de uma pessoa que já te conhece, ou pelo menos se não conhece você fez sua "lição de casa" de saber com quem você está lidando.

Como já dissemos antes no decorrer de nosso curso, os influenciadores de conteúdo, jornalistas e pessoas dentro da sua área são bombardeados por novos artigos todos os dias e muitos desses conteúdos são desprezados pelo simples fato de na hora de enviar o e-mail para mostrar seu conteúdo e abordagem é seca, fria, impessoal e principalmente gerada por programas que buscam e-mails e enviam a sua postagem para milhões de influenciadores ao mesmo tempo sem nem ao menos saber quem é esse influenciador. Essa pressa de divulgar seu conteúdo com pessoas influentes pode destruir toda sua campanha de link building ou a sua promoção desse conteúdo, e por mais que seu conteúdo seja maravilhoso ele será desprezado pela forma errada da primeira abordagem. Lembrem-se sempre, a primeira impressão é aquela que fica, então precisamos causar essa boa impressão logo de cara. Entendeu?

Temos que ter em mente que do outro lado tem uma pessoa normal, real e que procura sim conteúdo bom para ser promovido na internet, mas eles não são obrigados a fazerem nada só por que enviou um belo conteúdo para a pessoa certa que pode fazer esse conteúdo "bombar" na internet e nas redes sociais. Quanto mais pessoais formos na nossa primeira abordagem maior será a certeza que esse jornalista ou pessoa influente na dentro do seu segmento de atuação irá abrir seu e-mail e ler sua mensagem. E tem outra coisa muito importante, cada influenciador será um tipo de abordagem diferente de acordo com o perfil social e do cargo que esse profissional ocupa na empresa, então temos que enviar um tipo de mensagem para cada perfil de pessoa, e não simplesmente pegar uma lista de cinco mil e-mails de jornalistas, fazer uma conta no MailChimp e enviar seu conteúdo com o mesmo texto de mensagem para todos os influenciadores sem nem ao menos colocar o nome dessa pessoa e tratá-la de forma pessoal como um real ser humano que ela é.

Enfim caros amigos, no próximo e último módulo vamos mostrar o tipo e modelo ideal de mensagem para enviar para seus influenciadores, e cada mensagem criada especialmente de acordo com o perfil dessa pessoa. Lembrem-se sempre dessa dica: Quanto mais pessoal for sua mensagem, maior será a atenção dada.

Contatando Seu Influenciador

Enfim chegamos a etapa final do nosso curso. Até aqui você já tem todo material em mãos que precisa para criar você mesmo seu conteúdo e a forma de como encontrar seus influenciadores sociais, mas ainda sim falta uma coisa muito...mas muito importante que se você não fizer certinho vai perder seu precioso tempo e seu projeto vai por água abaixo. Mas calma...temos um passo a passo infalível de todas as possíveis mensagens e tipos de abordagem para você conseguir conquistar a atenção do seu tão precioso jornalista ou alguma pessoa influente dentro da sua área de atuação. Essa etapa é crucial, pois se a abordagem for feita de forma errada seu querido jornalista ou blogueiro que receber seu conteúdo nem vai ler sua mensagem direito e logo vai apagar e partir para ler outra mensagem. Como dissemos no módulo anterior, para termos nosso conteúdo visto com outros olhos precisamos também fazer o tipo de abordagem que ninguém faz e que ainda por cima está em falta nos dias de hoje...Essa é a abordagem pessoal. Precisamos entender que do outro lado do computador de quem vamos enviar uma mensagem mostrando nossa publicação tem uma pessoa normal que recebe por dia dezenas de e-mails de outras pessoas tentando fazer a mesma coisa que você está tentando fazer, que é fazer com que esse influenciador leia, goste e compartilhe seu conteúdo com a audiência dele!

Porem nosso grande segredo, ou segundo xeque-mate é que vamos persuadir nosso leitor para que ele morra de curiosidade para ler sua publicação, e sabe por que? Primeiro por que já vamos mostrar um tema que ele gosta, pois já selecionamos esse tema no módulo dois desse curso, na etapa de escolha de tópico. E segundo por que não vamos usar programas ou enviar spam, e sim vamos enviar uma mensagem pessoal estrategicamente feita para ser totalmente diferente de todas as outras mensagens que esse influenciador possa receber ao longo do dia dele. Essa é a grande sacada, conteúdo direcionado junto com persuasão na hora de abordar quando formos enviar a mensagem via e-mail.

Como dissemos no começo do nosso curso a grande novidade nessa nova forma de se fazer SEO é que aqui criamos conteúdo técnico e específico destinado a pessoas que tem grande influência e são conhecidas dentro do nosso segmento de atuação, e são essas pessoas que podem compartilhar e autopromover seu conteúdo sem cobrar nada, somente pelo simples fato desse conteúdo ser exatamente o que nosso influenciador gosta de ver e principalmente gosta de compartilhar com a audiência dele, que como já dissemos muitas vezes no decorrer do curso, a audiência desses influenciadores são mais pessoas influentes dentro da mesma área de atuação. E claro, isso faz com que seu conteúdo seja visto e compartilhado com as pessoas certas que além de gostarem do tema que você está escrevendo ainda por cima podem criar uma referência para o seu site e compartilhar seu conteúdo dentro da web e das redes sociais.

Esse novo método não é focado em criar conteúdo direcionado ao seu cliente ou a pessoas curiosas que somente ficam fuçando de site em site sem nem saber do tipo de conteúdo que estão lendo...Como já dissemos, por mais que seu cliente ou leitor adore seu conteúdo ele não tem um site dentro da sua área de atuação para promover seu conteúdo com outras pessoas, dessa forma ele passa a ser sempre seu segundo plano em matéria de gerar tráfego orgânico no Google. Esqueça tudo que você aprendeu em estudar o gosto do seu usuário, na verdade esqueça seu usuário por alguns meses e foque em criação de conteúdo baseado em um tema estudado e específico, e foque também em encontrar possíveis sites de influenciadores e assim localizar dados dessa pessoa conseguindo formas de contato como e-mail, nome completo...etc...mas isso tudo já ensinamos vocês a como fazerem na etapa anterior desse curso usando a ferramenta do Clearbit.

Agora, depois dessa conclusão e resumo do nosso curso vamos as formas de abordagem na hora de enviar um e-mail para nosso querido influenciador.

No nosso exemplo vamos pegar nosso primeiro nome da planilha, que é do Guilherme Nasser da empresa Markeninja. Veja abaixo atentamente a mensagem que seria enviada para nosso influenciador depois nas próximas etapas faremos as devidas observações sobre cada linha e do por que utilizar uma linguagem simples e informal.

Boa tarde Guilherme! Tudo bom?
Sei que você deve receber uma tonelada de e-mails todos os dias dessa forma serei breve.
Estamos publicando essa semana no nosso site um novo curso de SEO totalmente diferente de qualquer curso que você já tenha visto. Por você ser uma grande referência dentro da área de marketing digital e SEO gostaríamos de ter um feedback seu sobre o que acha do nosso curso e quais mais informações você acharia relevante incluir no curso.
Ficaríamos muito gratos em ter um feedback de uma pessoa com tamanha experiência no assunto!
Você se importa se enviarmos o link da postagem para você dar uma olhada quando tiver um tempinho disponível?
Desde já agradecemos e aguardo uma mensagem positiva sua para enviarmos o link da publicação!"

Vamos Analisar a Mensagem...

Percebam como primeira impressão na mensagem que estamos sendo totalmente informais e não utilizamos palavras difíceis. O segundo pronto chave da mensagem é ser direto e sucinto, dessa forma não fique enrolando dando voltas no mundo para dizer o que você quer, ou caso contrário sua mensagem nem será lida por completo pois você fará o favor de cansar seu influenciador de tanto escrever abobrinhas...rs.

1º) Passo

Na primeira linha percebam que fomos informais. Não precisa ficar falando o nome completo do seu influenciador, pois dá a impressão que você está dando uma bronca nele ou enviando algum comunicado chato e importante que ele não quer ver naquele momento, pois vai atrapalhar o dia dele criando mais problemas do que ele já tem! Dessa forma sempre coloque somente no primeiro nome dele quando for começar a escrever a mensagem para ele. Então, regra número um, seja informal e nunca escreva o nome completo, e claro nem preciso pedir para sempre enviar mensagem dizendo o nome do influenciador, né? Nunca envie mensagem sem colocar o nome dele logo na primeira linha depois de dizer boa tarde. E nem tente aproveitar a mesma mensagem para enviar de uma só vez para várias pessoas a mesma mensagem! Cada mensagem deve ser destinada a um influenciador, aí depois você copia e cola e só muda de nome, mas precisa enviar uma a uma. É chato? É. Vai dar trabalho? Vai. Mas no final vai valer a pena, podem confiar!

2º) Passo

Sempre envie a mensagem entre meio dia e três da tarde. Agora você se pergunta, mas por que não enviar logo de manha? Simples. De manha esse influenciador tem milhões de e-mails na caixa postal dele de problemas urgentes que ele precisa resolver ainda no período da manha, e se você enviar de manha sua mensagem tem uma grande possibilidade de ir direto para a lixeira sem nem ao menos ser aberta. A grande maioria dos profissionais preferem resolver problemas sérios pela manha e deixar para o período da tarde outras tarefas cotidianas, e outra depois do meio dia essa pessoa já almoçou e está de barriga cheia, dessa forma ela pensa melhor e com mais clareza, por que convenhamos né? Quem pensa com clareza morrendo de fome? Ninguém. Então aqui fica a regra número dois, sempre envie sua mensagem no período da tarde entre meio dia e três horas da tarde, e vê se não vai deixar pra enviar as cinco horas da tarde, por que esse horário todo mundo já está de olho no relógio para ir embora pra casa ou rezando para o relógio bater seis horas da tarde, sem falar que nenhuma informação mais é processada na cabeça dessa pessoa, pois é final de expediente, ela está mega cansada e tudo que entrar na caixa de e-mail a partir das cinco horas da tarde será visto no dia seguinte no período da manha, e muitas vezes no período da manha sua mensagem não será lida e pode ser confundida com spam.

Fui bem claro? Envie sempre entre meio dia e três da tarde, e nunca passe desse horário.

3º) Passo

Primeira coisa, jogue limpo e não minta sobre o que se trata seu conteúdo. Seja bem direto e como já disse antes não fique enrolando, apenas diga sobre o que se trata. Segundo, depois de falar de forma rápida sobre o que se trata seu conteúdo é hora de encher a bola do seu influenciador. Agora você deve estar pensando, "mas como vou encher a bola de uma pessoa que nem conheço direito?". Fácil. Vamos dar uma dica gratuita para vocês. Todas as pessoas adoram ser referenciadas pela área de atuação que trabalham, independente do segmento da área. Gente...convenhamos...quem não gosta de ser elogiado ou alguma outra pessoa dizer para você que você é uma grande referência no seu segmento profissional? TODAS! E aqui vamos ganhar mais ainda enchendo a bola dessa pessoa, mas vamos conquistar por que nos dias de hoje ninguém demonstra ou admite que determinado profissional é bom no que faz ,e por ser bom ele com certeza merece um elogio ou uma simples demonstração de afeto do seu chefe ou diretor. Mas infelizmente são poucos chefes que sabem motivar seus funcionários elogiando e incentivando eles a continuarem a fazer um ótimo trabalho como estão, a grande maioria não dá feedback nenhum ,e um elogio então...esqueça!

Então regra número três, sempre elogie ou referencie seu influenciador por mais que você não o conheça bem. Como dissemos todo mundo adora um elogio que aumente o ego dessas pessoas. Veja que nosso exemplo colocamos..."por ser uma grande referência dentro da área de marketing digital e seo..."

4º) Passo

Depois de alimentar o ego do seu influenciador é hora de fazer o pedido para ele. Mas aqui você não vai pedir backlink para ele ou alguma outra referência na sua publicação. Nessa etapa você apenas pede para ele dar a opinião sobre seu material e em cima disso peça sugestões sobre como na opinião dele o seu conteúdo poderia ficar melhor ainda. Entenda que fazendo isso você enche mais um pouquinho a bola dele e ainda por cima incentiva ele a realmente ver seu conteúdo para em seguida ele opinar e dar um feedback sobre a qualidade da sua publicação.

O grande erro que muitas pessoas cometem na hora de enviar o conteúdo para o influenciador é já logo de cara você já pedir o backlink ou uma referência dentro do site dele sem nem ao menos se apresentar direito, ou então pedir para trocar links. Lembro vocês que a troca de links é legal e pode ser feita mas ainda sim todo mundo já faz isso. O grande segredo é fazer uma abordagem totalmente diferente que realmente ganhe a atenção de nosso influenciador. Entenda que isso é ofensivo e ninguém gosta disso, e esse é motivo que 90% dos e-mails que nossos influenciadores recebem sobre novos conteúdos são rejeitados. São mensagens secas, sem espontaneidade e feitas de forma impessoal.

Quase que 95% das pessoas que enviam conteúdo para nossos influenciadores pedem para trocar links e esse tipo de pedido já causa um desconforto para quem recebe esse tipo de abordagem, e esse é motivo que muitas mensagens são ignoradas e apagadas sem nem ao menos o conteúdo ser visto. Você deve mostrar a esse influenciador que seu conteúdo realmente é bom e dar valor ao trabalho que você fez, e só do fato de você não pedir nada em troca para seu influenciador você pode ter a certeza que sua mensagem já ganhou destaque antes mesmo de ser lida por completo. E essa é a melhor parte! Por que você não vai enviar o link do conteúdo logo de cara nesse primeiro contato, pois nesse primeiro contato você vai apenas chamar atenção.

Então, regra número quatro, peça o feedback de forma educada e continuando a encher o ego desse influenciador de elogios...rs.

5º) Passo

Como última etapa e crucial para termos a certeza que esse influenciador realmente ficou cativado com a mensagem que você mandou para ele precisamos pedir a autorização dele para enviar o nosso conteúdo. Aqui você vai pedir a permissão dele para enviar o link da postagem. Isso mesmo, a grande maioria para poupar tempo já envia todas as informações em uma única mensagem, mas você está aprendendo a abordar essa pessoa de forma correta e pessoal. Dessa forma peça permissão para enviar o link do seu site com a sua publicação. Entenda que quando pedimos permissão passamos um ar respeitoso para a outra pessoa que está lendo nossa mensagem, pois estamos respeitando o espaço dessa pessoa e não vamos logo de cara bombardear ela com um conteúdo que nós nem sabemos se ela realmente está interessada.

E foi exatamente isso que fizemos na nossa mensagem, nós pedimos permissão para enviar o link caso ele estivesse interessado no nosso conteúdo. Entenda que quando você faz isso você , além de abordar seu influenciador de uma forma totalmente diferente das outras pessoas você ainda valoriza seu conteúdo dando a impressão de que "não é para qualquer um" ou a impressão de que "vou enviar para quem tem interesse". E principalmente, você está respeitando a privacidade dessa pessoa e ainda sim deixando uma porta aberta caso ele precise de algum conteúdo ele poderá lembrar de você e depois de um tempo pedir para você enviar o link da sua publicação para ele. Digamos que você deixa uma ar de curiosidade na cabeça desse jornalista, blogueiro ou pessoa influente na nossa área de atuação. E isso é ótimo!

Entendam que nosso conteúdo nem precisa ser o melhor de todos, mas nossa abordagem deve ser, pois graças a uma boa abordagem onde você cative esse profissional influente no seu segmento você com certeza vai ganhar visibilidade pelo simples fato de abordar de forma simples e pessoal!

Depois de enviar a mensagem espere alguns dias. Se as pessoas te responderem pedindo o link do seu conteúdo tenha em mente que elas já estão interessadas e isso já é 70% de aprovação do seu conteúdo. Os outros 30% vai depender da sua criatividade!

Uma outra forma de abordagem...

Acima apresentamos a abordagem genérica que funciona muito bem, mas também podemos abordar nosso influenciador de uma outra forma. Nessa tática o vamos primeiro olhar o site de cada influenciador e procurar postagens que tenham relação com nosso conteúdo. Ainda pegando usando nosso exemplo, na nossa escolha de tema optamos por criar um curso de SEO com uma metodologia totalmente diferente de qualquer outro curso, dessa forma vamos pesquisar no site de nossos influenciadores temas relacionados a SEO onde nosso curso pode agregar valor ao conteúdo que já existe no site dele.

Só tem uma tarefa que teremos que fazer a mais nessa etapa. Para encontrarmos esse conteúdo que tem relação com o nosso e que pode agregar valor temos que ler cuidadosamente e pegar alguns pontos chaves do artigo do seu influenciador antes de fazer a abordagem. Não entendeu nada né?kkk...calma...vamos explicar em detalhes com um exemplo prático.

Para exemplificar o que queremos dizer fizemos uma pesquisa no site a Agencia Mestre e encontramos esse conteúdo que achamos bem interessante e que podemos sugerir que nossa postagem seja incluída no final ou durante o conteúdo.

mestre

Nessa postagem percebemos que o autor quem escreveu, no caso Fábio Ricotta, faz uma chamada para o curso de SEO da agência mestre. Veja a chamada abaixo:

Dessa forma em cima dessa chamada poderíamos enviar para o Fábio Ricotta parecida com essa aqui:

Boa tarde Fábio! Como estão as coisas? Espero que bem.
Ontem eu estava no Google pesquisando sobre alguma novidade em relação a cursos de SEO e sem querer me deparei com essa postagem de vocês:
https://www.agenciamestre.com/sem-categoria/criei-um-blog-estou-fazendo-seo/
Muito bom o material mas o que me chamou a atenção foi que vocês oferecem o curso de SEO também na plataforma da Mestre Academy.
Inclusive já fiz alguns cursos com vocês de Google Analytics no ano passado e gostei muito! Bem didático e explicativo.
Enfim é engraçado mas na semana passada criamos um curso de SEO bem interessante ensinando métodos avançados e misturando técnicas de grandes especialistas e claro testando as nossas e o resultado foi surpreendente! De qualquer forma gostaria de ter sua avaliação sobre o conteúdo do nosso curso uma vez que você é um dos maiores especialistas de marketing digital da atualidade no Brasil. Isso se você tiver um tempinho sobrando para nos dar esse feedback.
Sua opinião é de vital importância para nós e as vezes também quem sabe nosso curso pode agregar novas informações interessantes no seu atual curso de SEO que vocês oferecem pela Mestre Academy quem sabe né? Mas de qualquer forma gostaria muito de ter um feedback seu Fábio!.
Desde já agradeço pela atenção e aguardo um retorno para te enviar o link do nosso curso!"

Existem grandes diferenças entre essa segunda mensagem e nossa primeira mensagem, mas vamos analisar com calma detalhe por detalhe.

Notem que estamos referenciando não somente o autor da postagem mas também estamos mostrando interesse no conteúdo do influenciador, e quando nós fazemos comentários sobre esse conteúdo mostra para o autor que entendemos do assunto. Além disso, aqui novamente, não estamos pedindo referência alguma e nem perguntando sobre troca de links.

Estamos fazendo duas coisas:

A primeira é pedir a opinião e um feedback sobre nosso conteúdo, e a segunda é jogar uma indireta para que talvez nosso conteúdo possa agregar valor ao conteúdo que já existe, mas de forma alguma não estamos pedido nada e novamente não enviamos o link da postagem, justamente para esperar o interesse do nosso influenciador. Entendam que quando referenciamos um conteúdo relacionado e mostramos interesse nesse conteúdo nós chamamos a atenção do autor, e para fechar com chave de ouro, depois de ter chamado a atenção dele ainda por cima enchemos a moral dele novamente para cativar e persuadir o ego desse autor.

A regra aqui é ler o conteúdo e encontrar frases chaves onde o seu conteúdo pode ter um espaço ou agregar mais informações úteis no conteúdo da outra pessoa. Dessa forma sempre leia e mencione essas frases no decorrer da conversa como nós fizemos falando da Mestre Academy, pois seria impossível encontrarmos a informação do curso se não fizéssemos a leitura do artigo. Por isso temos que ler tudo com atenção e tentar achar uma brecha.

Esse método requer mais tempo e te dará mais trabalho mas também é outra forma de promover seu conteúdo.

E assim encerramos nossa etapa de promoção de conteúdo utilizando as melhores e mais atuais técnicas de SEO que existem atualmente no mercado, mas claro vocês devem ter notado que não abordamos praticamente nada de SEO ONPAGE, ou seja otimizar o título da página, URL e etc...

E é sobre isso mesmo que fala nosso último módulo do curso, porém novamente tudo explicado de forma única, prática e de fácil implementação, dessa forma não se preocupem!