O que é SEO?

Essa sim é uma sigla que existe há mais de 10 anos e ainda sim é bem pouco conhecida pelos usuários que procuram algo na busca do Google. O SEO (Search Engine Optimization), ou conhecido popularmente como otimização de sites nada mais são do que técnicas ou um passo a passo de algumas pequenas modificações que devem ser realizadas dentro do código fonte seu site para facilitar ao máximo o trabalho do robô de busca do Google no momento em que ele passar para analisar o conteúdo do nosso site.

Entendam que quanto melhor for a semântica de TAGS específicas que mostram ao Google a importância de determinado item melhor ele irá entender o que é mais importante naquela página e consequentemente melhor ira posicionar sua página para determinada palavra-chave ou termo chave.

Essas técnicas que são feitas dentro do site são conhecidas como SEO ON-PAGE ou otimização interna de determinada página, porém hoje em dia o Googlebot está bem mais exigente e esperto e mesmo que você otimize sua pagina 100% de acordo com as normas e TAGS corretas ainda sim terá feito somente 20% de todo trabalho de SEO. Triste, né? Pois é meus amigos sejam muito bem vindos a nova era do SEO!

Hoje em dia não vale mais a pena modificar todo o código e estrutura do seu site para ter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, isso por que como acabamos de dizer acima, todo esse trabalho se muito bem feito, será somente 20% de todo projeto e seu site pode até subir algumas posições no ranking do Google mas ainda sim nunca vai chegar na tão desejada primeira página da busca.

Mas agora você deve estar se perguntando...mas o que são os 80% restantes do projeto que você está enrolando para me falar?

Simples caros amigos. Criação de conteúdo único, útil, e focado em um tópico que realmente se torna viral pelo simples fato de ser útil e único na busca do Google. Mas criar seu conteúdo lindo e maravilhoso não é o bastante, você precisa promover esse conteúdo para o público certo e não para qualquer audiência.

A regra é simples. Depois de publicarmos nosso conteúdo já estrategicamente planejado e focado em um tópico ÚNICO e ÚTIL basta apenas avisarmos outros influenciadores de conteúdo dentro da nossa área de atuação e mostrarmos para eles esse conteúdo. Quando dizemos influenciadores de conteúdo estamos nos referindo a grandes blogs e sites de conteúdo relacionados com nossa área de atuação seja ela qual for.

Esqueça o seu público-alvo! Por que? Simplesmente por que eles não tem referências e as vezes nem mesmo tem um site ou blog dentro da sua área de atuação, dessa forma fica impossível que o seu público-alvo compartilhe seu conteúdo com quem realmente pode compartilhar, e melhor que isso pode gerar backlinks e boas referências ao seu conteúdo.

E não se preocupe com seu público-alvo, isso por que depois que os influenciadores de conteúdo promoverem seu conteúdo esse conteúdo vai ganhar posicionamento rapidamente na busca do Google e também vai ser visto pela sua audiência.

Essa é a nova e única estratégia de link building que realmente funciona no SEO de hoje em dia.

Esqueçam de tudo que já leram sobre SEO, e foquem na criação de pouco conteúdo e percam tempo na promoção desse conteúdo, por que é isso que vai fazer seu site subir rapidamente no ranking do Google.

Marketing de Conteúdo - Como Criar o Conteúdo Perfeito

Nesse exato momento você deve estar pensando..."que legal ele falou que 80% do projeto de SEO é criar um conteúdo lindo e maravilhoso mas não vai ensinar como fazer? Sacanagem né? Fiquem tranquilos que vamos dar uma luz na sua mente para você entender primeiro o que é e, por que o conteúdo direcionado e estrategicamente pesquisado e publicado funciona tão bem.

Primeiro quero deixar claro que são diversos fatores além da escolha correto do tópico, da utilidade do conteúdo e também de toda estrutura da sua página. Aqui nessa pequena introdução somente quero que entenda o essencial para depois em nosso curso de SEO, ( que é gratuito), vamos ensinar tudo em detalhes para você mesmo otimizar seu site, criar seu conteúdo e promover. E isso tudo sem pagar nenhuma agência de SEO para fazer a otimização do seu site.

Vamos lá. Agora quero que prestem muita atenção em duas dicas simples que devem ter em mente antes mesmo de começar a escrever seu conteúdo.

A primeira é : Conteúdo pode ser qualquer coisa e não precisa ser necessariamente um artigo que passa alguma informação ao usuário. Um passo a passo para resolver um problema, um infográfico de algum texto chato e longo que ninguém quer ler, ou qualquer outra coisa que resolva rapidamente a necessidade do usuário naquele momento em que ele estiver procurando o que precisa na sua página. Nessa etapa sua imaginação e criatividade é o limite.

Tenha em mente que as pessoas somente compartilham qualquer tipo de conteúdo por dois motivos. O primeiro é a utilidade. Se você cria um conteúdo único resolvendo problemas das pessoas de forma simples e fácil com certeza seu conteúdo será compartilhado pelo simples fato de você estar ajudando as pessoas sem pedir nada em troca. O segundo motivo é quando seu conteúdo passa emoções positivas ao usuári. Por exemplo, depois de resolver o problema do usuário pergunte a esse usuário como foi a experiência dele no momento em que ele resolveu o problema dele com a solução que você criou. E você pode ir além disso, pergunte a ele sobre o problema dele, do tempo que ele demorou para achar uma solução até encontrar seu artigo. Se importe com seu usuário! Isso muda toda relação entre você e seu leitor ou possível influenciador, que se gostar do modo como foi tratado irá compartilhar seu conteúdo com toda sua audiência.

Entendam esse raciocínio com ênfase nesses dois motivos do por que as pessoas compartilham as coisas, e com isso em mente vamos fazer o curso de SEO!

SEO no Google

A grande maioria das pessoas já sabe diferenciar o que é busca orgânica e o que é busca patrocinada, porém ainda existe muito mistério e dúvidas em como funciona o trabalho de SEO dentro da busca orgânica do Google. Por que determinado site está em primeiro lugar e o outro está décimo lugar? Quais fatores são necessários para um site estar sempre nas primeiras três

posições no Google para diversas palavras-chaves relacionadas? E ainda existem aqueles que pensam que trabalhamos para o Google e que temos algum acordo de negócio para colocar o site lá na primeira posição... kkkk. Agora vamos esclarecer todas essas dúvidas!

Google Adwords

A grande maioria das pessoas começou a entender como funciona o sistema de busca do Google por causa dos links patrocinados ou grande conhecido como Google Adwords, isso por que antes de existirem os anúncios nas primeiras posições ninguém sabia como funcionava o mecanismo de posicionamento e de rankings e muito menos o que eram sites patrocinados e sites orgânicos. Para quem investia nos links patrocinados todos os sites que apareciam na primeira página eram anúncios pagos ao Google.

Como passar dos anos o uso dos links patrocinados aumentou mais de 200% e isso deixou a ferramenta a desejar. Ou seja, o investimento não estava mais valendo a pena em relação ao retorno que o cliente tinha, isso por que a concorrência e custo por clique para determinada palavra-chave ficou com um valor exorbitante e fora do comum, fora que o Google Adwords passou a levar em consideração outros quesitos de classificação da busca patrocinada além do custo por clique que o usuário colocava para aquela palavra-chave. Resumindo, não adiantava mais colocar um valor alto de clique para determinada keyword, pois além do custo do clique a página de destino, (o site que o anúncio redirecionava) tinha que ter qualidade e o conteúdo dessa página passou a ser analisado pelo Google para ver se realmente tinha relevância com o anúncio que era exibido.

Por exemplo, se você está procurando uma cadeira de escritório e clica no primeiro resultado dos links patrocinados e depois que você clica aparece um site completamente diferente do que dizia o anúncio. Isso além de atrasar a pesquisa do que o usuário precisa ainda faz com que os anúncios percam credibilidade, pois o anúncio diz uma coisa e o site que o usuário está sendo levado diz outra completamente diferente. Hoje em dia depois que o Google Adwords passou a analisar a página de destino dos anúncios os sites de má qualidade e de Spam nem aparecem mais na busca mesmo pagando um alto custo de lance por clique em campanhas patrocinadas.

Mas como estávamos falando, o custo ficou inviável para muitas empresas que investiam horrores e não tinham o retorno esperado. Diante disso muitas empresas passaram pesquisar novas alternativas de aparecer na primeira página do Google sem pagar nada aos links patrocinados, e foi a partir daí que o trabalho de otimização de sites começou a ter uma procura em larga escala e essa procura aumenta mês a mês, sendo que a tendência é que o trabalho de SEO juntamente com o marketing de conteúdo se tornem as ferramentas mais poderosas para quem quiser aparecer sempre nas primeiras posições do Google sem pagar nem sequer um real ao Google Adwords nos próximos vinte anos.

Outro fator interessante que vem ocorrendo nos últimos anos é que a grande maioria dos usuários que pesquisam alguma coisa no Google não está mais clicando nos anúncios patrocinados. Isso acontece, pois o usuário passou a entender um pouco sobre como funciona o posicionamento na busca orgânica e dessa forma passa a ter mais confiança nos sites que o Google exibe nas primeiras posições na página de pesquisa. E mais que isso, os anúncios do Google Adwords perdem mais e mais credibilidade dia após dia, isso por que as pessoas que investem estão cansadas de verem centenas de cliques diáriamente no painel de controle do Adwords e não ter não verem seu telefone tocar nem por uma vez ao dia, nem por engano... rs.

Será mesmo que o usuário clicou no anúncio? Será mesmo que os links patrocinados são 100% confiáveis no quesito de mostrar ao usuário que está investindo a realidade dos cliques? Quem fiscaliza isso? Enfim, são questões como essas que infelizmente fazem o usuário a desistir ou reduzir o custo de investimento na busca patrocinada e começar a procurar agências de marketing digital para começarem a entender e investir na busca orgânica com o trabalho de SEO.

Hoje em dia muitas pessoas já sabem o que é SEO e tem uma breve ideia de como funciona, mesmo sem entender a parte técnica. Mas isso não importa para o cliente, pois ele já sabe que na busca orgânica aparecem os sites mais importantes e relevantes ao Google e que aqueles sites não estão pagando por clique para aparecerem ali. Eles estão aqui pelo mérito do marketing feito no site e pela relevância, autoridade e confiança que eles têm perante ao Google.

E outra, vamos esclarecer uma coisa de uma vez por todas. Quem o faz a otimização do site para a busca orgânica não tem nada a ver com o Google e nem trabalhamos para o Google. Até costumamos brincar aqui na agência que na verdade o Google trabalha pra gente, pois se não fosse por ele não teríamos tantos projetos... rs. Na grande realidade se for feito um trabalho de otimização de qualidade no SEO do seu site, atrelado com um marketing de conteúdo viral não tem como o Google não classificar seu site e colocar nas primeiras posições, isso por que quando o conteúdo é útil, estratégico e bom a coisa roda de forma automática.

Na verdade, nós que somos uma agência de SEO já investimos muito na busca patrocinada e realmente tínhamos algum retorno, mas nos últimos dez anos reduzimos 90% do investimento e passamos a colocar todo investimento no marketing de conteúdo e investir mais ainda na qualidade do conteúdo que postamos. Esse sim é o melhor marketing de existe nos dias de hoje! Dessa forma, fica a dica.

Como Encontrar meu Site no Google

Grande parte das pessoas e empresas que contratam o serviço de SEO de alguma empresa ou agência de marketing não consegue encontrar seu site quando essa empresa informa o posicionamento na pesquisa do Google, isso por que o tipo de pesquisa é mostrado de diversas formas de acordo com o perfil de usuário, localização geográfica e sites relacionados que esse usuário acessa com mais frequência. Mas, como assim?

Vamos colocar isso de uma maneira mais simples. Quando você está conectado em alguma conta do Google, sua, da empresa ou de qualquer pessoa, o Google grava todos os sites que você mais acessa diariamente. Vamos supor que quando a empresa que você contratou para fazer o SEO do seu site te falou que seu site estava na terceira página de pesquisa do Google para a palavra-chave “X”, e você foi logo pesquisar para ver se estava mesmo e clicou no resultado. Agora vamos supor que você faça isso todos os dias para aquela mesma palavra-chave, o mecanismo de busca do Google automaticamente vai colocar seu site na primeira página da pesquisa e muitas vezes em primeiro lugar. Por quê? Por que o Google entende que aquele site que estava na terceira página, (ou melhor, ainda está na realidade), é importante para você. Dessa forma ele facilita sua vida colocando esse site bastante acessado logo na primeira página da pesquisa.

Ai você vê isso e conta pra todo mundo que seu site está em primeiro lugar para a keyword “X”, mas na realidade não está. Aquela página de pesquisa apenas é mostrada de acordo com o seu perfil e quais sites você mais acessa. Entenda que o Google quer facilitar sua vida mostrando logo de cara o que você mais acessa no seu dia a dia, mas isso não quer dizer que seu site está na primeira página da pesquisa.

E outro detalhe é que se você estiver com a ferramenta de localização do Google ativada sua pesquisa vai te mostrar resultados próximos a sua localização, e isso bagunça mais ainda todo real posicionamento das suas palavras-chave.

Quer ter a certeza qual o real posicionamento das suas palavras-chaves? Para isso existem duas formas, uma mais simples e uma mais demorada, porém ambas funcionam perfeitamente.

A primeira delas é acessar essa ferramenta da SERPS.COM, que na nossa sincera opinião é a melhor e mais confiável. Assim que acessar a ferramenta apenas preencha os campos corretamente e você verá o real ranking da sua keyword.

A segunda forma de verificar o posicionamento é acessando uma aba oculta ou privada no seu navegador. O navegador mais utilizado é o Chrome, dessa forma vamos ensinar como abrir essa aba usando o navegador Chrome, mas antes de abrir essa aba primeiro dê um loggout,(saia da sua conta do Google) antes de iniciar esse processo senão você pode ter divergências no posicionamento.

Vamos lá! Com seu Chrome aberto na página de pesquisa do Google apenas digite: Ctrl + Shift + N.

Fazendo isso vai abrir automaticamente uma tela preta do seu navegador dizendo que você está em uma navegação privada. Para maiores dúvidas ou outros sistemas operacionais acesse esse link.

Quando você estiver no modo privado apenas digite novamente sua palavra-chave e passe página por página de pesquisa até encontrar seu site. Demora um pouco dependendo do posicionamento da sua palavra-chave, mas dessa forma você vê o real ranking do seu site para determinada palavra-chave.

Agora que você já sabe como ver o real posicionamento do seu site nas pesquisas do Google vê se não deixa nenhuma empresa de marketing por ai enganar vocês... Infelizmente nem todas as empresas jogam limpo com seus clientes e acabam enrolando o cliente meses e meses dizendo que o site está na primeira página, porém o cliente não recebe um contato via Google. Aí complica né? Dessa forma prestem atenção por que agora ninguém enrola mais vocês!

Caso queiram aprender mais a fazer pesquisas avançadas no Google usando suas palavras-chaves veja essa postagem bem interessante que mostra em detalhes como ficar craque e fazer pesquisas refinadas no Google.